Dicas úteis para birras
Aqui está uma pergunta que foi feita recentemente por um pai que faz o Programa Son-Rise com o filho.
"Tem sido uma semana difícil para o meu filho Mateus. Ele está a agredir-se muito e também se arranha até rasgar a pele quando se sente frustrado; grita imenso ... alguma sugestão sobre o que podemos fazer para ajudá-lo?
1) Intenção!
Para ajudá-lo a encontrar uma forma de se comunicar e que as pessoas vão entender.
2) Atitude!
Estar confortável, calmo e amoroso (a calma na tempestade), acreditando que ele está fazendo o melhor que pode com o que ele tem. Ele não vai fazer algo que não resulte de forma a atingir os seus objectivos.
3) Ação!
Mova-se lentamente (contrariamente aos 3 E)sempre que ele exibir esse tipo de comportamentos, explique que não entende o que significa quando ele faz isso. Não lhe dê o que acha que ele quer de imediato, fazendo isso irá ensinar-lhe que aquele comportamento resulta; quando ele quer alguma coisa . Quando ele está a usar palavras, sons ou comunicação não verbal (por exemplo, apontando, empurrando algo quando não quer o que lhe está a oferecer, tapando as orelhas, etc) responda com rapidez e celebre para por ele ter mostrado o que quer.Se não sabe o que ele quer, docemente diga-lhe que ele pode usar palavras, sons ou os olhos para lhe mostrar , e que você entende quando ele faz isso. Se sabe o que ele quer, mas se decidiu que não quer dar-lhe (por exemplo, outro biscoito, abrir a porta do quarto de brinquedos, etc.)Amorosamente explique-lhe que, mesmo que ele se agrida, não vai ter a coisa que quer.